Ao abrir um negócio, é importante pensar na melhor maneira de sua empresa se comunicar com os consumidores. Afinal, criar um símbolo, ícone ou desenho que identifique o seu empreendimento é a melhor maneira de torná-lo conhecido no mercado.

No entanto, passar meses desenvolvendo algo novo para, ao final, não registrar sua marca, é uma atitude muito arriscada. Caso isso aconteça, outras pessoas podem usar a sua marca para vender produtos de qualidade inferiores e sujar a imagem de seu negócio, ou mesmo impedir que sua empresa usa a marca que você tanto gastou para criar e consolidar.

Quer evitar perder todo o seu trabalho e a identidade do seu negócio? Veja abaixo as informações que listamos sobre o assunto e entenda a importância do registro de marcas:

O que é registro de marcas?

O registro de marcas nada mais é do que a concessão, por parte do governo federal, de um direito exclusivo de uso de determinada marca. Este direito pode ter muito valor no mercado. Ao utilizar uma marca, os produtos da empresa são identificados com mais facilidade e ganham valor no mercado.

Esse procedimento traz aos empresários a possibilidade de ter a identidade de sua empresa e/ou de seus produtos e serviços protegidos pela lei. 

Qual a importância de fazer o registro de marcas ao abrir um negócio?

A maior importância de registrar a marca de uma empresa se deve ao fato de que, sem o registro, sua empresa não é dona da marca, não importa a quantidade de dinheiro envolvida na criação e no marketing. Somente o registro garante que a marca seja propriedade de sua empresa.

Além disso, pessoas mal intencionadas podem tentar copiar sua marca e até mesmo registrá-la para si, pois a titularidade da marca via de regra é de quem registrar primeiro. Então não corra riscos desnecessários e registre sua ideia.

Quando fazer o registro?

O ideal é que o empreendedor, antes de fazer qualquer investimento na criação da marca, certifique-se de que aquele nome está disponível para ser usado. De nada adianta investir em um nome que já seja propriedade de outra empresa.

O processo de registro da marca leva em média dois anos para ter um julgamento concedendo ou não a marca ao requerente. Esse processo parece lento e muitos empreendedores acreditam que o seu custo seja elevado, o que é um mito. Por isso, conte com o auxílio de um bom escritório especializado para sanar todas as suas dúvidas.

Verifique agora mesmo se a sua marca está disponível para registro.

Qual valor para registrar a marca?

Qualquer procedimento profissional tem um custo e para registrar uma marca não é diferente. Os titulares precisam pagar taxas para iniciar os processos e, se contratarem uma empresa especializada para lhes auxiliar, terão também os honorários dos profissionais.

Muitos empresários já se deram conta que registrar a marca não é um custo, mas sim um investimento no seu negócio. A Juris Labore criou planos que permitem que o registro de marca seja acessível até mesmo para quem está iniciando um negócio.

Quais são as vantagens de registrar a marca?

Ter sua marca registrada traz muitas vantagens ao seu negócio. É possível impedir o uso indevido da marca, além de buscar indenizações judiciais em caso de uso irregular por terceirosSó é proprietário de uma marca quem tem a concessão do registro dela, ou seja, caso você não a registre nunca será dono da marca da sua empresa.

A marca registrada pode ser avaliada comercialmente, pode ser objeto de barganha em transações de fusão, aquisição de empresas, alterações societárias e atração de investidores e parceiros. 

Além de lhe trazer o direito de uso exclusivo da marca em todo o território nacional, o registro também permite que sua marca possa ser licenciada, franqueada ou vendida, bem como agrega mais valor aos produtos e serviços da sua empresa.

Essas são as maiores razões para que o registro de marcas seja efetuado tão logo a empresa seja aberta. Dessa maneira, você protegerá um de seus mais valiosos ativos intangíveis e garantirá o sucesso de sua empresa.

E você, gostou dessas informações sobre o registro de marcas? Então baixe o nosso ebook sobre como criar uma marca de sucesso e aprenda um pouco mais sobre o assunto. É gratuito!

 

Deixe um comentário

comentários

About the Author

Receba nossa newsletter



x

Escolha o plano ideal para sua empresa
ou tire suas dúvidas.