registro de marcaHoje em dia, em mercados cada vez mais competitivos e dinâmicos, o registro e manutenção de uma marca tornou-se parte fundamental de qualquer negócio.

Para consolidar uma reputação no mercado, garantir a identificação da origem de seu produto ou serviço entre seus consumidores, bem como impedir a concorrência desleal, é preciso que as empresas assegurem o registro de sua marcas nos órgãos especializados.

Quer saber quais problemas um empreendedor enfrenta caso esse registro de marcas não seja feito? Então confira a seguir:

1. Roubo de marca

A falta de registro de uma marca pode gerar casos como o roubo do nome escolhido e utilizado em seus negócios por outros empreendedores que queiram se aproveitar de sua reputação, ideia, ou sucesso em determinados mercados. Já imaginou os prejuízos decorrentes desse roubo de marca?

Tudo que você investiu na elaboração de materiais gráficos, na compra de domínios de Internet, em marketing, entre outros investimentos, podem beneficiar o empreendedor que efetivamente realizou o registro.

2. Necessidade de mudança de marca para sua empresa

Nessas hipóteses de roubo de marca, a solução para sua empresa é a mudança de nome. Essa mudança tem diversos custos para você e seu empreendimento. O e mais óbvio deles é a necessidade de elaborar uma nova identidade visual para seu empreendimento, contratando designers para isso.

O novo nome também deverá constar em endereços de site, placas, material de escritório, peças publicitárias, nas redes sociais etc. Além disso, seus consumidores terão que ser “educados” sobre a mudança do nome, a necessidade de transferir os negócios para uma nova marca e a manutenção da qualidade dos serviços. Nessas transições, sempre há perda de consumidores e custos operacionais diversos.

3. Processos judiciais

Se você estiver utilizando uma marca já registrada por outra pessoa, há também a possibilidade de que seu empreendimento enfrente processos judiciais para que, primeiramente, o uso seja interrompido.

Em segundo lugar, caso seu empreendimento atue no mesmo ramo que o do titular do registro, pode haver a necessidade de indenização por eventuais danos causados ao empreendimento, como confusão para os consumidores, prejuízos à reputação da marca, concorrência desleal etc.

4. Confusão de marcas entre seus consumidores

A falta de registro permite que outras pessoas venham a utilizar a mesma marca que você no futuro. A existência de produtos de diferentes origens, mas com a mesma marca, pode gerar confusão para consumidores, que confiam ou não na reputação e qualidade alcançada por um dos empreendimentos.

Inseguro quanto à origem do produto ou serviço que está prestes a produzir, o consumidor pode acabar desistindo da compra.

5. O registro de marcas evita a concorrência desleal

A concorrência desleal é uma prática cada vez mais comum, que pode ocorrer de diversas formas. Existem empreendedores que querem se aproveitar de sua falta de registro para utilizar indevidamente seu nome em produtos, serviços, e-commerce, entre outros.

Além disso, eles podem enganar seus consumidores, oferecendo produtos a preços mais baixos, e com uma qualidade pior, que arriscam a reputação de sua empresa e causa desgaste à marca que você criou. Para evitar todos esses problemas, conte com uma assistência jurídica completa e voltada para o registro simples, rápido e seguro de sua marca.

E você, conhece outros problemas que um empreendedor pode vir a enfrentar sem o registro de marcas? Deixe um comentário e compartilhe conosco! E aproveite e leia, o nosso artigo que fala sobre como registrar uma marca.

marca de sucesso

About the Author

- 1 Comments

Leave a Comment

7 + 15 =

Receba nossa newsletter



x

Escolha o plano ideal para sua empresa
ou tire suas dúvidas.

Erro: Formulário de contato não encontrado.