Você sabe o que é propriedade intelectual? Sabe como protegê-la?
A propriedade intelectual é uma área do Direito extremamente ampla, que tem crescido cada dia mais. Por isso, é fundamental que todos entendam o que ela representa e saibam como resguardá-la.
Confira neste post tudo que você precisa saber para proteger sua propriedade intelectual e evitar transtornos no futuro!
O que é propriedade intelectual?
Propriedade Intelectual corresponde à soma dos direitos relacionados aos trabalhos artísticos, literários, científicos e até mesmo invenções, descobertas científicas e modelos industriais, publicitários e de serviço. Ou seja, é a área do Direito que protege as invenções e inovações por meio de leis específicas.
Assim, podemos afirmar, por exemplo, que a pirataria é o desrespeito aos direitos de propriedade intelectual, sendo considerada crime pela legislação.
Ramos da Propriedade Intelectual
Por ser muito abrangente, a propriedade intelectual pode ser dividida em 3 categorias:
-
Propriedade Industrial: compreende invenções (patentes), marcas, desenhos industriais e indicações geográficas. Como o próprio nome diz, é a proteção direcionada apenas para invenções que serão utilizadas no meio industrial, empresarial ou de serviços. As patentes têm validade de 20 anos.
-
Direito Autoral: engloba trabalhos artísticos e literários (livros, músicas, novelas, poesias, jogos, filmes, trabalhos artísticos, etc.).
-
Proteção Sui Generis: protege obras como a topografia de circuito integrado, o cultivar e o conhecimento tradicional.
Como proteger sua propriedade intelectual?
Como você pôde perceber, é muito importante proteger sua propriedade intelectual, pois essa é a melhor forma de resguardar seu patrimônio criativo e suas inovações. Por isso listamos três formas de proteger sua propriedade intelectual. Vamos lá!
INPI
O INPI é a autarquia federal responsável pela concessão dos direitos de propriedade industrial. É no INPI que devem ser registradas as marcas, patentes, desenhos técnicos e outras inovações. É importante estar bem assessorado neste momento por empresas e profissionais que possam orientar a forma de melhor requerer e aproveitar esse patrimônio.
Correios
Técnica muito utilizada e bastante simples, válida para direitos autorais. Consiste em enviar a si mesmo uma cópia da sua obra por SEDEX ou carta registrada. Depois de recebido o envelope, ele não deverá ser aberto.
Se for necessário provar a autoria da obra, você poderá juntar o envelope no processo a fim de que ele seja periciado e aberto. Desse modo, a obra será considerada existente a partir da data em que foi carimbada pelos correios.
Cartório
Também válido apenas para direitos autorais. É possível também registrar sua obra no cartório de registro de títulos e documentos. Esse procedimento é muito seguro, já que o cartório guardará toda documentação referente à sua obra.
Biblioteca Nacional
O registro na Biblioteca Nacional apresenta um excelente custo-benefício. Com sede no Rio de Janeiro e postos em dez estados espalhados pelo Brasil, é responsável pelo registro e pela guarda de toda produção autoral brasileira.
O procedimento é simples é rápido. O autor deve acessar o site da Biblioteca Digital. Em seguida, deve imprimir, preencher e assinar o formulário de registro. Depois, basta que o autor anexe uma cópia de seu RG e CPF, comprovante de endereço e uma via da obra impressa com todas as páginas numeradas e rubricadas. Em seguida, deve entregar pessoalmente toda essa documentação na Biblioteca Digital, em um posto avançado ou ainda enviar por SEDEX. O registro sai em cerca de noventa dias.
A propriedade intelectual precisa e deve ser protegida, ainda que por um período determinado de tempo. Essa é a melhor maneira de garantir poder de mercado com sustentação legal.
Gostou das nossas dicas? Conhece alguém que ainda não sabe o que é propriedade intelectual? Compartilhe este post nas suas redes sociais e ajude seus amigos a protegerem suas invenções!
- 1 Comments
[…] já confiam nela. Se você não dá o devido valor à proteção de todos esses elementos, sua empresa corre o risco de perder todos eles caso alguém os registre antes de […]