Você imagina o quão importante é a identidade visual de sua empresa? Ela é a a sua marca, a forma como seu empreendimento é visto pelos seus clientes. Tendo em mente que a identidade visual de sua empresa representa toda a essência do seu trabalho, é importante saber que, além de criá-la com muito cuidado, também é preciso protegê-la com o mesmo empenho.

Neste post, mostraremos como proteger a identidade visual de sua empresa. Confira!

Não perca a confiança de seus clientes

Você lutou e galgou durante algum tempo para, enfim, montar sua empresa. Para divulgá-la, você precisou escolher uma marca, logotipo, cores, entre outros aspectos visuais que satisfizessem as expectativas de seus clientes.

Depois de muito tempo e investimento, ela se torna uma referência no mercado: clientes e fornecedores já confiam nela. Se você não dá o devido valor à proteção de todos esses elementos, sua empresa corre o risco de perder todos eles caso alguém os registre antes de você.

As consequências? Você poderá perder toda a credibilidade de fornecedores e clientes, além de correr o risco de ter que refazer todo o trabalho, ou mesmo pagar para usar algo criado por você.

Conheça formas de proteger a identidade visual de sua empresa

As marcas são registradas no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial). Identifique quais marcas sua empresa utiliza e registre com agilidade, pois a marca é, via de regra, de quem solicitar o registro primeiro.

Exemplos de possíveis marcas utilizadas por sua empresa:

  • O nome da empresa;
  • Produtos criados ou fabricados pela empresa e que usem identificação própria;
  • Serviços prestados pela empresa que usem identificação própria.

Se você está em dúvida, consulte especialistas em Propriedade Intelectual para identificar quais marcas são estratégicas para sua empresa.

Direitos Autorais

Os direitos autorais são os direitos de um autor sobre sua obra (livros, filmes, músicas, imagens). Muitos elementos de uma identidade visual podem ser protegidos pelos direitos autorais, como por exemplo personagens (mascotes), imagens, áudios e vídeos de sua empresa.

Sabendo da necessidade de proteger a identidade visual de sua empresa e as formas como poderá fazê-lo, você terá a chance de proteger, mediante lei, todo o investimento que possibilitou estabelecer a base da sua empresa e sua marca contra possíveis falsários que queiram lucrar à custa do seu trabalho.

Gostou do assunto? Possui uma empresa e gostaria de saber um pouco mais sobre como protegê-la? Faça uma avaliação gratuita de sua marca em nosso site!

Deixe um comentário

comentários

About the Author

Receba nossa newsletter



x

Escolha o plano ideal para sua empresa
ou tire suas dúvidas.