brand.jpg.jpegÉ comum que donos de empresas pequenas pensem que, como a sua visibilidade ainda é local ou regional, não é necessário registrar marca do seu negócio. Muitas vezes, ainda comentam que “somente as grandes empresas tem que se preocupar com isso”! Mas não é bem assim! A marca da empresa é um valioso patrimônio e não pode ser negligenciado.

Assim como o patrimônio tangível da sua empresa (edificações, materiais, equipamentos, veículos e pessoas) é protegido com medidas de segurança física e aquisição de seguros específicos, o seu patrimônio intangível (a marca) também deve ser protegido.

O registro da marca serve para impedir que terceiros a utilizem de maneira indiscriminada em produtos ou serviços idênticos ou similares aos seus. Veja alguns alertas que separamos para você!

Sua marca, sua imagem

A marca de uma empresa, produto ou serviço, serve para torná-los lembrados pelo seu cliente. Se ele ficar satisfeito, irá associar uma boa reputação à sua marca, sendo esse um fator decisivo para a credibilidade e expansão dos negócios. Não deixe que outro usufrua da história que você construiu, fazendo o registro da sua marca antes de você.

Concorrência crescente

Tenha sempre em mente que constantemente surgem novas empresas e pode haver algum concorrente que, por diversos motivos, tenha interesse em usar marca igual ou semelhante à sua. Caso ele registre primeiro, a marca passa a ser de uso exclusivo dele. Nesse cenário, sua empresa pode ser processada por uso indevido ou ter que pagar royalties para continuar usando a marca.

Concorrência desleal

Dentre as práticas de concorrência realizadas por empresas, a lei proíbe práticas consideradas desleais: usar marca de outra empresa sem ter autorização é uma dessas práticas. Quando você registra sua marca está se protegendo de cometer concorrência desleal. Você não vai querer recomeçar do zero a construção da sua marca e nem arcar com prejuízos, não é mesmo?

Além disso, registrar a marca é uma das formas mais eficazes de se proteger contra grandes empresas que estejam de olho no seu mercado.

O mito da burocracia e dos altos custos

Existe um mito de que o processo de registro de marca é burocrático e tem alto custo, mas isso não é verdade. O registro da marca é um investimento, não um custo! E, para tornar os trâmites burocráticos mais simples, é possível contar com uma consultoria especializada.

Impactos do uso indevido de marca

Quando uma empresa perde o direito de utilizar uma marca, além do prejuízo de imagem e perda da identidade visual, ela sofre diversos prejuízos financeiros, tais como: pagamento de honorários advocatícios e indenizações; descarte de cartões de visita, papelaria, embalagens, rótulos e placas de fachada; recriação de sites, e-commerce, blogs e mídias sociais; perdas de negócios; dentre outros possíveis danos, que podem levar a empresa à falência.

Empresas pequenas precisam registrar marca e manter a sua devida proteção, pois trata-se de um patrimônio intangível que aumenta o seu valor de mercado. Sem o registro, a organização não pode vender, franquear ou licenciar a marca e tampouco ficar protegida contra a pirataria. Valorize a sua marca, registre-a, pois ela impulsiona o crescimento da sua empresa!

marca de sucesso

Deixe um comentário

comentários

About the Author

Receba nossa newsletter



x

Escolha o plano ideal para sua empresa
ou tire suas duvidas.