Todo empreendedor ou empresário já se deparou com esta pergunta.

Como fazer uma pesquisa de Mercado?
Tenho uma grande ideia, um novo conceito, marca produto e quero saber se isso vai dar certo, se o mercado está disposto a comprar aquilo que quero vender.

Na prática, você pode contratar uma empresa de marketing (exija referências) ou se encher de coragem e botar a mão na massa. Seguem abaixo algumas dicas para quem está com o orçamento curto ou gosta de fazer as coisas por conta própria e escolheu a segunda alternativa:

  1. O que você quer saber? Parece bobagem mas você não sabe o que perguntar, provavelmente a resposta não servirá para nada. Delimite muito bem o problema a ser resolvido pela pesquisa, afinal, para quem não sabe onde quer chegar qualquer caminho serve.
  2. Procure identificar com o máximo de clareza quem é o seu público alvo (amostra) para conferir legitimidade à pesquisa. Quem são as pessoas que eu quero atingir com o meu negócio? Quem são as pessoas que devem responder à pesquisa? Idade, sexo, poder de compra, pessoas físicas ou pessoas jurídicas, onde moram, onde trabalham... Enfim, quanto melhor você souber quem é o seu cliente, melhor poderá identificar se as amostras (pessoas que responderão à pesquisa) são boas e garantir um mínimo de confiabilidade à sua pesquisa.
  3. Elabore perguntas claras e fáceis de serem respondidas, ninguém quer ficar 2 horas respondendo uma pesquisa, nem escrever tratados filosóficos. Vá direto ao assunto.
  4. Não reinvente a roda, se já existem pesquisas ou dados confiáveis disponíveis, use-os (desde que sejam compatíveis com o que você quer saber).
  5. Tabule as respostas e veja no que dá. Se as conclusões forem absurdas, provavelmente a pesquisa não foi bem realizada.

Veja este exemplo tirado do blog Saia do Lugar . Não é tão difícil quanto parece, principalmente com o uso do GoogleForms mas dependendo do porte da sua empresa e dos objetivos da pesquisa talvez seja melhor contar com ajuda profissional.

Agora é arregassar as mangas e "mãos à obra". Boa pesquisa.

Deixe um comentário

comentários

About the Author

Receba nossa newsletter



x

Escolha o plano ideal para sua empresa
ou tire suas dúvidas.