registrar a marcaÉ muito comum que hoje, empresários estejam focando seus esforços e investindo de maneira grandiosa, em seus produtos e em toda estrutura de sua empresa, deixando de lado a proteção da propriedade intelectual e industrial de seus ativos, em especial negligenciando cuidados com suas marcas. Dessa forma, ele tem a ilusão de crescimento, lucro e solidez em sua empresa, porém, não registrar a marca pode resultar em grandes prejuízos.

Aqui, mostraremos a você porque é imprescindível, que se crie essa proteção urgentemente. Você entenderá o risco que sua empresa corre ao ignorar esse ato, que parece ser apenas um detalhe, mas fará toda diferença.

Não ter domínio do direito de propriedade

Realizando o registro de sua marca, de acordo com a Lei de Propriedade Industrial (Lei 9.279/96), você terá o domínio e o direito sobre ela, em todo o território nacional. Não importa quem estiver usando o nome, ou há quanto tempo, ela será de propriedade e terá todos os direitos protegidos a quem for concedido primeiro o registro pelo INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial).

Lidar com processos judiciais

Imagine você empresário, investindo fortemente em sua empresa, sua marca agora é extremamente conhecida, você se preocupa com produtos de qualidade e faz da sua empresa uma potência. Não há o que se preocupar em registrar a marca, pois ela está disponível, então não haverá nenhum problema, certo? Errado!

A qualquer momento, você pode receber uma notificação extrajudicial, informando que seu negócio não poderá mais fazer uso desta marca, pois de acordo com o registro feito pela empresa “tal”, ela possui todos os direitos de propriedade da marca e você, que nunca se preocupou com isso, na verdade nunca teve a exclusividade daquele nome. Tudo isso por um simples fato: a empresa concorrente efetuou o registro.

Não estar protegido da concorrência

É certo que algumas empresas, já se conscientizaram sobre a necessidade de terem sua marca e patentes protegidas. Porém, ainda existe o grande desafio de proteger as empresas nacionais, para que isso não resulte na apropriação indevida de tecnologia, que é criada aqui no Brasil, por parte da concorrência, e até mesmo pelo mercado internacional. Por isso, não se esqueça de registrar a marca, ela é a segurança que todos os direitos serão seus.

Há também a preocupação na hora de registrar a marca, de que seja algo muito custoso para a empresa, porém essa afirmação não é verdadeira. Sem contar que, se você optar por contratar uma empresa especializada para isso, a preocupação será menor ainda.

Por fim, não se pode negar que as pessoas escolhem seus produtos, ou prestações de serviços, por vários fatores e um deles é inegavelmente a marca. Ela é levada tão a sério, que consiste em uma ferramenta poderosa, para ser usada de forma estratégica na captação de mais clientes, consequentemente, trazendo mais lucro para a empresa.

Sabemos que há pessoas que dispensam saber até mesmo o valor do produto, se estão diante da marca que confiam. Então, não é de se admirar a importância que tem o registro da marca. Principalmente, para que amanhã ou futuramente, quando a maior porcentagem do lucro de sua empresa estiver concentrada em sua marca, você não tenha que pagar para outra empresa, para poder continuar usando algo que era seu.

Esperamos que tenham gostado do post de hoje. Deixe seu comentário e nos conte como está sendo o processo de registrar a marca da sua empresa.

marca de sucesso

About the Author

- 1 Comments

Leave a Comment

15 + ten =

Receba nossa newsletter



x

Escolha o plano ideal para sua empresa
ou tire suas dúvidas.

Erro: Formulário de contato não encontrado.