A marca é uma das principais formas de sua empresa se destacar da competição. Quando você cria uma empresa, espera gerar uma reputação de qualidade e excelência, seja na prestação de serviços ou na venda de produtos.
Toda a reputação da empresa será relacionada ao nome escolhido, por isso, é preciso ter especial atenção ao criá-lo. Mas o que evitar nessa hora? Quais são os erros mais comuns no momento de criar o nome da empresa?
Confira nossa lista e saiba o que fazer!
Não se planejar para a escolha do nome
A escolha do nome não é algo que se faz por impulso, sem planejamento. É preciso pensar em diversos fatores que, normalmente, não são lembrados por empreendedores. Você já pensou, por exemplo, sobre outras presenças no mercado que acompanham a escolha do nome empresarial? Qual será o nome de domínio de seu site?
E os perfis em redes sociais como Twitter, Instagram e Facebook? Eles já são usados por outros empreendedores? Se houver conflito ou se o nome desejado já estiver em uso, seria possível contornar isso de alguma forma? É importante pensar nessas questões para evitar confundir o seu público-alvo.
Não realizar uma pesquisa antes de criar o nome da empresa
Essa pesquisa não envolve apenas redes sociais e nomes de domínio. É preciso olhar para o mercado em que sua empresa pretende atuar e verificar se o nome já foi usado, se está registrado, se existem nomes similares etc. Nessa horas, vale a pena contar com a ajuda de profissionais com experência em propriedade intelectual, como a equipe da Juris Labore. Eles podem te auxiliar a verificar se o nome escolhido é viável.
Essa medida evita, por exemplo, que sua empresa tenha que trocar de nome no futuro, que ela seja acionada judicialmente ou que seus consumidores se enganem quanto à origem de seu produto ou serviço.
Não registrar a marca
O registro serve para que o nome escolhido esteja protegido contra terceiros, é um investimento imprescindível! Caso não haja registro, outros empreendedores podem tomar um nome no qual você investiu, fez ações de marketing, gastou tempo e esforços para consolidar no mercado etc.
Além de evitar esse problema, ter uma marca registrada traz uma série de outros benefícios para o seu negócio.
Escolher um nome parecido com a concorrência
Esse é um erro fatal, já que pode gerar confusão entre seus consumidores. E o que você mais quer como empreendedor é se destacar da concorrência, não é? Sendo assim, procure não ser apenas “mais um no mercado”.
Nomes longos demais
Nomes longos demais têm pouca longevidade e causam dificuldades no dia a dia do mercado. Por outro lado, um nome empresarial simples, de poucas sílabas e de fácil entendimento, é melhor do que um que precisa ser repetido, soletrado ou até mesmo explicado a seu público-alvo.
Nomes muito complexos só servem para distanciar seu produto do mercado de consumo. Por isso, ao criar o nome da empresa, lembre-se de que “menos é mais”.
Escolher nomes muito genéricos
Um nome empresarial tem o propósito de diferenciar seu produto ou serviço de outros. Nesse sentido, é preciso escolher um nome que não seja muito genérico. O nome “Silva Confecções”, por exemplo, pode ser descritivo e genérico demais, e não tem muito poder de diferenciação mercadológica. Fique atento a isso!
Estrangeirismos
De um modo geral, é bom evitar os estrangeirismos. Muitos empresários acreditam que nomes em inglês denotam sofisticação e importância, mas sua empresa corre o risco de parecer exibicionista, pedante e até mesmo inacessível para uma parte de seu público-alvo.
Deixar de pensar no logo, sonoridade e outras implicações práticas
O nome empresarial está diretamente relacionado a suas aplicações, como o logo, a sonoridade junto ao público, placas, banners etc. Você já pensou em como um nome confuso, de difícil pronúncia ou grafia poderá ser recebido por seus consumidores?
E os nomes longos demais? Suas possibilidades de aplicação em materiais gráficos, placas e banners podem ser prejudicadas. Avalie com cuidado todos esses aspectos antes de tomar qualquer decisão sobre o nome empresarial.
Já registrou o nome de sua empresa? Quais foram os critérios usados para sua criação? Compartilhe conosco! E se quiser uma ajuda para escolher bem o nome de sua empresa, confira as 5 lições que listamos para você.
Leave a Comment