criar um nome de empresa

Escolher o nome da empresa é uma das partes principais ao abrir um negócio. Porém, muitos empreendedores cometem o erro de escolher um nome aleatório para suas empresas. Por exemplo: iniciais dos nomes dos sócios, ou uma palavra pela qual se tenha algum apreço ou simpatia. No entanto, o nome da empresa deve diferenciá-la dos concorrentes e deixar clara a atividade principal do negócio. Dessa forma, criatividade é sempre fundamental. Está abrindo seu negócio e precisa de um bom nome para a nova empresa? Separamos seis dicas para auxiliá-lo nesta importante fase:

Simplifique ao máximo

Você sabia que os melhores nomes para empresas são curtos e de fácil compreensão? Simplificando a pronúncia e o entendimento visual da designação, ele fica não só mais inteligível, mas também mais fácil de memorizar. É o caso, por exemplo, de marcas como: Twitter, eBay, Apple, Nike. É assim que devem ser evitados, tanto quanto possível, os nomes muito complexos ou longos, visto que isso perturba a compreensão e a recordação das pessoas.

Evite as associações negativas

Antes de escolher o nome, é fundamental que se faça uma boa pesquisa para se evitar conotações negativas no âmbito local e global. Caso contrário, a falta de cuidado pode gerar situações constrangedoras ou sérias. Um exemplo disso foi uma empresa asiática que nomeou seu negócio de KKK, que é um acrônimo da seita racista Ku Klux Klan, nos Estados Unidos.

Fuja dos clichês

Seja original e fuja dos clichês, para assim se destacar dos outros concorrentes. Veja quais nomes são parecidos na sua área e fique longe deles. Um exemplo disso é quando as empresas de tecnologia colocaram “tel” ou “digi” nas suas marcas, no começo dos anos 2000, para designar modernidade. O que aconteceu foi com que, com o passar do tempo, esses nomes ficaram ultrapassados, já que muitos são similares.

Pense na pronúncia

Um bom nome vai além do papel. Dessa forma, é necessário que a marca seja de fácil pronúncia, visto que nenhum empresário deseja que se fale da sua marca com alguma dificuldade. Nomes com pronúncias difíceis, ou que não correspondem com a grafia, podem causar problemas e confusão quando o cliente, fornecedor ou só alguém interessado, for buscar referências sobre a empresa na internet. Além do mais, também se deve evitar aqueles nomes que soam de uma maneira estranha e ambígua.

Seja criativo

Uma boa dica também é usar neologismos, ou seja, criar palavras novas para nomear a empresa de forma muito criativa. Por exemplo, grandes nomes como Google e Flickr são marcas inéditas e originais. Pense com atenção sobre os ideais da organização e seu objetivo, para assim chegar a um bom nome.

Verifique se o nome está disponível legalmente

Depois de escolher o nome perfeito para seu negócio, é hora de pesquisar para saber se a marca é realmente única. Para isso, é necessário ir ao registro.br e visitar sites estrangeiros para registro de domínios. Lá o empreendedor irá verificar se já existe um endereço com o nome que ele estava planejando para seu negócio. Caso ninguém tiver registrado o domínio, também é necessário procurar no banco de marcas do Instituto Nacional da Propriedade Intelectual (INPI). É importante também fazer pesquisa da nome da empresa na Junta Comercial do seu estado. Se o nome estiver disponível, não perca tempo e realize logo o processo, mas é sempre recomendável contar com ajuda de profissionais experientes na hora de registrar a marca. A Juris Labore, por exemplo, pode registrar sua marca de forma rápida e eficiente, identifique qual dos nossos Planos é o ideal para você. Algumas empresas deixam essa parte para depois, e acabam se arrependendo quando alguém chega antes e registra a marca.

A escolha do nome de uma empresa é uma tarefa muito importante para todo empreendedor que almeja o sucesso. Usando a criatividade e fugindo dos clichês, a empresa consegue ser original e se destacar entre os concorrentes. Você tem outras dicas para se escolher uma boa marca para um negócio? Compartilhe conosco nos comentários!

marca de sucesso

About the Author

- 1 Comments
  1. […] terá o domínio e o direito sobre ela, em todo o território nacional. Não importa quem estiver usando o nome, ou há quanto tempo, ela será de propriedade e terá todos os direitos protegidos a quem for […]

Leave a Comment

2 × two =

Receba nossa newsletter



x

Escolha o plano ideal para sua empresa
ou tire suas dúvidas.

Erro: Formulário de contato não encontrado.