Por que empreendedores devem respirar motivação

Respondido por Flavia Lippi, especialista em business mentoring

Tenho uma amiga que vive muito bem num bairro nobre de São Paulo. Ela e seu marido são advogados bem sucedidos, inteligentes e formados em universidades de prestígio.

Estive na casa deles por uma hora durante uma visita recente quando minha amiga disse que precisava sair por alguns minutos para buscar a filha no curso de dança. Quando voltaram, a menina chorava e estava claramente irritada.

Perguntei à minha amiga, o que aconteceu para fazê-la chorar e ela respondeu: “Sempre quis ser bailarina e meus pais nunca deram atenção. O mesmo não vai acontecer com minha filha. Ela será uma bailarina – mesmo que seja duro para ela. Perdi grandes oportunidades porque meus pais me obrigaram a ser advogada. Nunca a obrigarei a ser uma advogada. Ela será bailarina!

Lembre-se: não vemos as coisas como elas são. Vemos como nós somos. Essa história comprova que motivar pessoas e se automotivar são possibilidades completamente diferentes. Os outros nem sempre se motivam como você.

Acompanhar uma ideia, uma empresa ou um líder supõe a possibilidade de construir juntos o futuro, de participar, de acompanhar a evolução do negócio. E, além disso, de passar confiança e satisfazer quem faz parte da sua rede.

O relevante é que as pessoas se sintam constantemente acompanhadas na evolução de suas necessidades. O conhecimento e sua renovação são patrimônios das pessoas, e não dos sistemas. É o momento de fazer com que as pessoas queiram permanecer na organização, porque essa é a melhor maneira de fazer com que o conhecimento também permaneça nela.

Buscar motivação é permitir o desfrutar. Desfrutar vai muito além do objeto material da ação, é um intangível que a pessoa incorpora ao que faz, e isso pode ser tanto “pelo que faz”, “como o jeito de fazer” ou “para quem o faz”.

Flávia Lippi é especialista em business mentoring e diretora-presidente do Instituto de Desenvolvimento Humano Lippi (IDHL).


Fonte: Revista EXAME

About the Author

- 3 Comments
  1. 12 de fevereiro de 2016 at 09:20
    Reply

    […] são mais do que apenas investidores, mas sim pessoas que colocam todo o seu conhecimento empreendedor por trás da startup (conceito de smart money). Além disso, normalmente possuem participação […]

Leave a Comment

three + six =

Receba nossa newsletter



x

Escolha o plano ideal para sua empresa
ou tire suas dúvidas.

Erro: Formulário de contato não encontrado.