criar um nome de empresa

Escolher o nome da empresa é uma das partes principais ao abrir um negócio. Porém, muitos empreendedores cometem o erro de escolher um nome aleatório para suas empresas. Por exemplo: iniciais dos nomes dos sócios, ou uma palavra pela qual se tenha algum apreço ou simpatia. No entanto, o nome da empresa deve diferenciá-la dos concorrentes e deixar clara a atividade principal do negócio. Dessa forma, criatividade é sempre fundamental. Está abrindo seu negócio e precisa de um bom nome para a nova empresa? Separamos seis dicas para auxiliá-lo nesta importante fase:

Simplifique ao máximo

Você sabia que os melhores nomes para empresas são curtos e de fácil compreensão? Simplificando a pronúncia e o entendimento visual da designação, ele fica não só mais inteligível, mas também mais fácil de memorizar. É o caso, por exemplo, de marcas como: Twitter, eBay, Apple, Nike. É assim que devem ser evitados, tanto quanto possível, os nomes muito complexos ou longos, visto que isso perturba a compreensão e a recordação das pessoas.

Evite as associações negativas

Antes de escolher o nome, é fundamental que se faça uma boa pesquisa para se evitar conotações negativas no âmbito local e global. Caso contrário, a falta de cuidado pode gerar situações constrangedoras ou sérias. Um exemplo disso foi uma empresa asiática que nomeou seu negócio de KKK, que é um acrônimo da seita racista Ku Klux Klan, nos Estados Unidos.

Fuja dos clichês

Seja original e fuja dos clichês, para assim se destacar dos outros concorrentes. Veja quais nomes são parecidos na sua área e fique longe deles. Um exemplo disso é quando as empresas de tecnologia colocaram “tel” ou “digi” nas suas marcas, no começo dos anos 2000, para designar modernidade. O que aconteceu foi com que, com o passar do tempo, esses nomes ficaram ultrapassados, já que muitos são similares.

Pense na pronúncia

Um bom nome vai além do papel. Dessa forma, é necessário que a marca seja de fácil pronúncia, visto que nenhum empresário deseja que se fale da sua marca com alguma dificuldade. Nomes com pronúncias difíceis, ou que não correspondem com a grafia, podem causar problemas e confusão quando o cliente, fornecedor ou só alguém interessado, for buscar referências sobre a empresa na internet. Além do mais, também se deve evitar aqueles nomes que soam de uma maneira estranha e ambígua.

Seja criativo

Uma boa dica também é usar neologismos, ou seja, criar palavras novas para nomear a empresa de forma muito criativa. Por exemplo, grandes nomes como Google e Flickr são marcas inéditas e originais. Pense com atenção sobre os ideais da organização e seu objetivo, para assim chegar a um bom nome.

Verifique se o nome está disponível legalmente

Depois de escolher o nome perfeito para seu negócio, é hora de pesquisar para saber se a marca é realmente única. Para isso, é necessário ir ao registro.br e visitar sites estrangeiros para registro de domínios. Lá o empreendedor irá verificar se já existe um endereço com o nome que ele estava planejando para seu negócio. Caso ninguém tiver registrado o domínio, também é necessário procurar no banco de marcas do Instituto Nacional da Propriedade Intelectual (INPI). É importante também fazer pesquisa da nome da empresa na Junta Comercial do seu estado. Se o nome estiver disponível, não perca tempo e realize logo o processo, mas é sempre recomendável contar com ajuda de profissionais experientes na hora de registrar a marca. A Juris Labore, por exemplo, pode registrar sua marca de forma rápida e eficiente, identifique qual dos nossos Planos é o ideal para você. Algumas empresas deixam essa parte para depois, e acabam se arrependendo quando alguém chega antes e registra a marca.

A escolha do nome de uma empresa é uma tarefa muito importante para todo empreendedor que almeja o sucesso. Usando a criatividade e fugindo dos clichês, a empresa consegue ser original e se destacar entre os concorrentes. Você tem outras dicas para se escolher uma boa marca para um negócio? Compartilhe conosco nos comentários!

marca de sucesso

Deixe um comentário

comentários

About the Author

- 1 Comments

Leave a Comment

6 + 3 =

Receba nossa newsletter



x

Escolha o plano ideal para sua empresa
ou tire suas dúvidas.