por que registrar uma marcaAo registrar um CNPJ, o empreendedor formaliza seu negócio e passa a gerir uma instituição de fato, uma pessoa jurídica. Porém, possuir um nome de empresa e um documento de constituição não garante, necessariamente, a exclusividade de uso desse nome, nem a identificação do cliente com os produtos e com o negócio.

No artigo de hoje vamos falar sobre a importância de registrar uma marca e por que isso deve ser levado em consideração. Saiba mais!

O que é uma marca?

Muito se fala da importância da Razão Social (o nome legal da empresa) e do Nome Fantasia (o nome utilizado comercialmente, que é reconhecido pelos clientes) — além da obrigatoriedade de registrá-los. O problema é que a razão social e o nome fantasia não garantem a exclusividade de uso, assim podem existir nomes-fantasia iguais ou muito parecidos, e isso pode fazer com que os clientes confundam as empresas.

Nesse sentido, surge a marca. De forma resumida, podemos dizer que a marca é um bem, uma propriedade da empresa, que se caracteriza por ser uma concessão do governo. Sua função é garantir a exclusividade de uso daquele signo (a marca é um símbolo) da empresa em determinado ramo de atuação. A marca, via de regra, é constituída de um logotipo e de um nome (uma palavra ou conjunto de palavras) que muitas vezes é idêntico ao nome fantasia. Ou seja, é a marca que dá a identidade da empresa — inclusive visual — e a diferencia das demais.

Qual é a importância de registrá-la?

Como já vimos, a marca serve para garantir a exclusividade, diferenciar uma empresa das outras e criar uma referência para os clientes. Com isso, é possível distinguir os produtos que são oferecidos, além de ser uma forma bastante eficiente de se comunicar com os clientes.

Uma marca é tão importante que vemos muitos casos em que ela acaba se apropriando do produto e sendo usada como referência pelos consumidores — como no caso da Gillette, por exemplo, em que os clientes utilizam o nome da marca para se referir ao produto, que no caso é a lâmina de barbear. Ou a Maizena, para se referir ao amido de milho.

Quais são as vantagens de se registrar uma marca?

Além de ser importante para criar uma identidade para a empresa e seus produtos e servir como uma referência para os clientes, registrar uma marca traz uma série de vantagens e ajuda a resguardar a empresa em vários casos. Confira alguns pontos:

Ter direito de propriedade

A marca dá o direito de propriedade e a exclusividade de uso para quem a registra. Ou seja, uma vez registrada, ela não pode ser utilizada pelos concorrentes, nem por empresas que tenham atividades relacionadas.

Evitar a concorrência desleal

Registrar uma marca ajuda a evitar a concorrência desleal que pode ocorrer, por exemplo, quando um concorrente cria uma marca parecida, visando atrair os clientes para si.

Resguardar o investimento realizado

Imagine que você passe muito tempo investindo em sua empresa para que ela seja reconhecida e consiga conquistar uma clientela satisfatória, e um concorrente se aproprie dessa marca e se aproveite do reconhecimento que já existe no mercado. Registrar uma marca ajuda a impedir que isso aconteça. Assim você protege seu investimento — de tempo e dinheiro.

Licenciar, vender, franquear

Sem o registro da marca o proprietário acaba se limitando em relação às ações que podem ser tomadas. Se, por exemplo, depois de um tempo, o empreendedor decide vender a marca, licenciá-la ou criar uma rede de franquias, isso só é possível caso a marca já tenha sido registrada.

Como podemos ver, a marca, além de ser importante para identificar a empresa e seus produtos e ser uma referência para os clientes, é necessária para resguardar o negócio e tomar decisões futuras. Por isso, mesmo que o negócio ainda seja recente, vale considerar registrar a sua marca.

Gostou desse artigo? Então aproveite e baixe gratuitamente nosso material Como criar uma marca de sucesso e comece seu planejamento agora mesmo!

marca de sucesso

Deixe um comentário

comentários

About the Author

Receba nossa newsletter



x

Escolha o plano ideal para sua empresa
ou tire suas dúvidas.