gestão de pessoasSe você é um micro ou pequeno empresário, você pode pensar que o conceito de gestão de pessoas só se aplica a grandes empresas e corporações. Mas uma gestão eficaz traz benefícios para empresas de qualquer tamanho.

Se a sua empresa contrata colaboradores em qualquer nível, as políticas de gestão de recursos humanos podem melhorar todos os aspectos dos processos de recrutamento, segurança e treinamento de funcionários. Desenvolver suas habilidades em gestão de pessoas pode ajudá-lo a lidar melhor com todos os aspectos dos recursos humanos da sua empresa.

Para isso, preparamos 7 dicas para uma boa gestão de pessoas! Confira:

Incentive os seus funcionários

Reconheça os colaboradores que buscam maneiras de melhorar e dê a eles oportunidades de se aperfeiçoarem. Proporcionar cursos e treinamentos on-line pode parecer desvantajoso por tirar o empregado do trabalho por algum tempo, mas o ganho em conhecimento e autoconfiança nas tarefas realizadas, certamente compensarão qualquer suposto prejuízo que sua falta temporária e programada poderá trazer.

Defina bem as regras do jogo

Toda relação trabalhista necessita de um contrato de trabalho, pois é justamente ele que definirá os direitos e deveres de cada parte. Portanto, é muito importante que os contratos sejam elaborados de maneira clara, e que contemplem todas as situações de trabalho, inclusive as situações que envolvam questões de titularidade de propriedade intelectual que, via de regra, pertencem à empresa. Quando o colaborador entrar para o time, já deverá estar bem informado sobre as regras do jogo, consolidando seu compromisso e evitando situações de insatisfação por desconhecimento do contrato.

Ouça e valorize os colaboradores

É de extrema importância partilhar ideias e desenvolver um senso de propriedade sobre seu trabalho e local de trabalho. Quando os trabalhadores se sentem livres para compartilhar ideias, eles podem se sentir mais produtivos e eficazes nas suas tarefas. Dê-lhes a liberdade de expressar seus pensamentos e utilizar sua criatividade sempre que possível.

Construa relacionamentos com sua equipe

Isso é feito através do tratamento respeitoso, expressando preocupação com os outros e incentivando-os a sempre querer fazer bem o seu trabalho. Sempre que possível e necessário, dê-lhes toda a atenção.

Reconheça um trabalho bem-feito

Em muitas empresas, simplesmente porque é esperado que os funcionários desempenhem seus papéis satisfatoriamente, é comum que se ignore um trabalho bem-feito. Mas se você tem um funcionário que tem se esforçado para melhorar e ele demonstra um progresso notável, não deixe-o ficar sem um feedback de reconhecimento. Além de ajudá-lo a melhorar ainda mais, é significativo que ele saiba que você percebeu os seus esforços.

Aprenda a comunicar-se de forma clara

Isso serve tanto para comunicação por escrito ou verbal. As habilidades de comunicação devem ser aprendidas e podem ser desenvolvidas. Portanto, se você atua nessa área, esteja sempre preocupado em melhorar suas habilidades de comunicação, pois, a gestão de pessoas acontece, necessariamente, comunicando-se com seus empregados.

Ao invés de dar ordens, dê exemplos

Isto será essencial para que seus funcionários o respeitem, simplesmente por que a liderança pelo temor é mais frágil que a liderança pelo exemplo. Ao espelharem-se em você, seus funcionários estarão dispostos a darem o máximo de si, enquanto o estilo de liderança impositiva causa medo e desconfiança nos colaboradores.

Por fim, é essencial analisar e reconhecer o que funciona e o que não funciona em sua gestão de pessoas, eliminando os procedimentos ineficazes. Investir em sistemas de desenvolvimento pessoal e aprender a adaptar as suas políticas quando necessário, são ferramentas de gestão que o ajudarão a manter sempre a melhor equipe.

E você? Já utilizou algumas das dicas nesse post? Tem algum segredo não mostrado aqui? Conte pra gente nos comentários!

Deixe um comentário

comentários

About the Author

Receba nossa newsletter



x

Escolha o plano ideal para sua empresa
ou tire suas dúvidas.