Você já deve ter percebido, ao frequentar um quiosque de rua ou uma microempresa, que esses negócios já fazem uso da tecnologia na sua rotina, certo? Respeitando as proporções, todas as empresas utilizam algum software ou sistema interno para administrar seus processos, sejam eles administrativos, financeiros ou operacionais.

Não há mais como fugir! A tecnologia deixou de ser um diferencial e, hoje, é uma obrigação para as empresas. Com esse tipo de investimento é possível garantir a competitividade, principalmente em tempos de crise econômica, em que cada detalhe pode ser um diferencial.

Neste post, resolvemos mostrar, portanto, a importância da tecnologia no mercado de trabalho. Confira!

Gestão de processos

Em primeiro lugar, uma empresa que possua processos eficientes consegue caminhar sempre de maneira sustentável. Afinal, é assim que os recursos conseguem ser bem administrados e a empresa garante a sua eficiência. Além disso, é preciso sempre diminuir os gargalos de produções, ou seja, os processos que geram desperdícios e retrabalho.

Hoje, sistemas como o ERP (Enterprise Resource Planning), por exemplo, permitem que o gestor tenha o controle total sobre os processos internos e garanta o máximo da eficiência. Assim, poderá maximizar o seu desempenho.

Gestão de clientes

Outro papel vital da tecnologia no mercado de trabalho é a gestão de clientes. Hoje, o consumidor está cada vez mais exigente e, portanto, atendimento, marketing e vendas precisam realizar ações e abordagens direcionadas, focadas nas necessidades reais. A personalização, por exemplo, nunca foi tão importante.

Nesse caso, o sistema mais usado é o CRM (Customer Relationship Management), destinado tanto para a equipe de vendas quanto de marketing. Com ele, é possível registrar e centralizar as informações dos seus clientes para que esses times consigam melhorar o desempenho.

Inteligência de negócios

Por falar em dados, é muito importante que o gestor tenha a capacidade de armazenar, monitorar e avaliar todos os dados da sua empresa, incluindo aqueles transmitidos por clientes, fornecedores e até os operacionais. Chamamos isso de Inteligência de Negócios ou, originalmente, BI (Business Intelligence).

Muitos sistemas e softwares internos permitem que o gestor faça o monitoramento constante dos dados da empresa, agilizando e dinamizando todo esse processo de análise. Mais uma prova da importância da tecnologia no mercado de trabalho.

Marketing digital

Por fim, temos também a questão do marketing, indispensável para o crescimento da empresa. Na era dos tablets e smartphones, o marketing digital é ainda mais essencial.

Links patrocinados, conteúdo e até o site corporativo, por exemplo, precisam ser ferramentas utilizadas por qualquer empresa. Além disso, temos também o grande impacto das redes sociais no desenvolvimento do marketing das empresas.

As ações nessa área são muito baratas, e ajudam o empreendedor a interagir mais com o público e, ao mesmo tempo, desenvolver ações promocionais e de atendimento. Definitivamente, essa é uma excelente ferramenta, muito bem-vinda para quem quer melhorar os resultados.

Gostou do nosso post de hoje? Para você, como a tecnologia pode ajudar uma empresa? Se quiser ficar por dentro de mais dicas, acesse agora mesmo a nossa página no Facebook!

Deixe um comentário

comentários

Receba nossa newsletter



x

Escolha o plano ideal para sua empresa
ou tire suas duvidas.