Diversas barreiras podem dificultar a consolidação e o crescimento dos seus negócios. Uma delas é a falta de recursos, fator determinante para o sucesso ou fracasso de uma organização. Muitas vezes, encontrar créditos para empresa torna-se a única saída para seguir em direção ao sucesso.

De acordo com o Indicador Serasa Experian de Demanda das Empresas por Crédito, houve um avanço de 12% na procura por financiamentos em maio deste ano em comparação ao mês anterior.

Precisa de crédito para a sua empresa? Veja agora as melhores práticas para conseguir esse investimento:

Como conseguir créditos para empresa

Atualmente, é possível obter créditos de diferentes maneiras. Muitos bancos buscam apoiar o crescimento das empresas facilitando as linhas de crédito. O BNDS (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) oferece um financiamento com condições especiais para objetivos específicos como capital de giro e a compra de bens e máquinas.

A Caixa Econômica Federa disponibiliza o Microcrédito Produtivo Orientado para companhias de pequeno porte ou microempreendedores individuais. Já para ajudar os empreendedores a conseguir os recursos nos bancos, o Sebrae fornece uma ferramenta chamada Fampe (Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas). O instrumento funciona como um fundo de aval, e as faixas de garantia podem variar de R$ 10 mil a R$ 700 mil.

Na hora de identificar a finalidade do crédito e o valor necessário, estude qual é a opção que se encaixa melhor ao seu negócio, avaliando também as condições financeiras. Após selecionar a instituição, é necessário apresentar a viabilidade financeira do projeto. Isso pode ser feito por meio de um plano de negócios. Lembre-se de que a empresa precisa estar com a situação legal e de acordo com os pontos restritivos da instituição selecionada.

Dicas para obter os recursos

Agora que você já sabe como conseguir investimento para o seu negócio, veja a seguir 4 dicas poderosas:

1. Faça um bom planejamento

Solicitar uma linha de crédito é algo delicado e que deve ser realizado a partir de um estudo aprofundado. Para evitar que as coisas saiam do controle, faça um bom planejamento, definindo exatamente onde o dinheiro será aplicado e qual o valor necessário. Tenha em mente que além da taxa de juros, há o acréscimo dos custos administrativos cobrados pelos bancos.

2. Priorize a compra de bens

Pedir crédito para a ampliação do espaço físico ou a compra de equipamentos, máquinas e matéria prima pode ser mais vantajoso do que investir o dinheiro no capital de giro. Os prazos de pagamento e limites costumam ser maiores e os custos, menores.

3. Avalie os lucros

O lucro obtido pela sua companhia será suficiente para cobrir o pagamento? Se o valor total da linha de crédito for maior do que a margem de lucro, a empresa poderá enfrentar problemas financeiros.

4. Prepare a documentação

A instituição irá decidir se o crédito será concedido ou não com base na documentação fornecida pela empresa. Portanto, ao fazer a solicitação, leve as declarações de imposto de renda, certidões do INSS e do FGTS, contrato social e outras informações relevantes para comprovar a saúde financeira do negócio.

Cuidado: pontos de atenção

Na hora de solicitar a linha de crédito, é importante estar bastante atento para não cair em armadilhas que podem prejudicar a empresa, como:

  • Operações casadas: fuja da prática ilegal da venda casada de produtos e serviços, por exemplo, a liberação de alto valor de crédito combinada com um empréstimo de juros mais caro.
  • Misturar o caixa da empresa com as despesas pessoais: sobretudo na fase inicial, é comum que pequenos empreendedores acabem confundindo as despesas pessoais com o fluxo de caixa do negócio. Se você deseja obter uma boa linha de crédito, evite práticas como essa, pois pode influenciar negativamente na avaliação feita pela instituição financeira.

Gostou desse artigo sobre como obter créditos para empresa? Conhece alguém que precisa conferir essas dicas? Então compartilhe este artigo nas suas redes sociais e mostre aos seus contatos que você entende tudo de negócios!

Deixe um comentário

comentários

About the Author

Receba nossa newsletter



x

Escolha o plano ideal para sua empresa
ou tire suas duvidas.