Nenhuma empresa consegue sobreviver sem parceiros. Sejam eles fornecedores de processos-chave ou não, é importante firmar boas parcerias para aumentar seu leque de novas oportunidades de negócio. Eles são essenciais para a consolidação e o crescimento de um negócio: quando você possui parceiros renomados, sua marca também se valoriza.

Um dos princípios básicos para que uma parceria seja realmente de sucesso é que ambas as partes precisam ter vantagens. É claro, existem ocasiões em que um lado precisa ceder mais para que o negócio seja fechado, mas todos os detalhes devem ser alinhados previamente.

Os ganhos nem sempre são financeiros: eles podem vir em forma de treinamentos, marketing ou até mesmo reconhecimento dos clientes. Veja abaixo as principais dicas de como conseguir bons parceiros alinhados com os objetivos de crescimento da sua empresa!

Descubra suas forças e fraquezas

Você precisa entender bem sua empresa para buscar parcerias e aumentar as oportunidades de negócio. Uma maneira prática de fazer isso é construir uma matriz SWOT, uma ferramenta muito utilizada para quem deseja fazer um planejamento estratégico com base em dados. A sigla, em inglês, significa: Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças). 

Ou seja, é preciso reunir informações como as vantagens e desvantagens da empresa em relação aos outros players do mercado. Também é necessário colocar no papel quais são os aspectos externos positivos e negativos que evidenciam a vantagem competitiva do seu negócio. Ao cruzar esses dados na matriz, você saberá identificar quais são as suas forças e fraquezas para buscar os melhores parceiros.

Pesquise empresas que tenham a ver com seu negócio

Uma das melhores formas de fazer parcerias de sucesso é buscar empresas que sejam do seu segmento de atuação ou que são complementares ao serviço ou produto que você oferece. Fechar parcerias sem ter esse foco pode comprometer a sua marca e, consequentemente, você pode perder oportunidades de negócio. 

Uma empresa de comunicação pode se aliar a uma de produção de conteúdo, mas isso não significa, por exemplo, que ela não possa fazer uma parceria com uma cafeteria para engajar um público específico.

Por isso, não se apresse: analise bem e separe um tempo para conversar com os potenciais parceiros. Além disso, é importante lembrar que os valores precisam ser compartilhados para que realmente exista uma geração de valor após a parceria. 

Seja honesto para aumentar as oportunidades de negócio

Parcerias estratégicas elevam o nível das competências organizacionais, mas, para que todos saiam ganhando, é preciso que as empresas parceiras estejam engajadas e compartilhem informações relevantes.

Para aumentar as oportunidades de negócio, é preciso que a sua empresa demonstre que é um parceiro confiável, que cumpre o que promete e que está disposto a ajudar em prol da parceria.

Geralmente, as parcerias de sucesso começam por conta de alguma indicação, ou porque a empresa é reconhecida no mercado por suas boas práticas. Portanto, não se arrisque e apresente o trabalho do seu negócio com uma boa história e resultados consolidados!

Viu só como parcerias podem aumentar as oportunidades de negócio? Coloque essas dicas em prática e compartilhe conosco sua experiência: essa troca pode ser fundamental para o crescimento e a consolidação do seu negócio!

Deixe um comentário

comentários

Receba nossa newsletter



x

Escolha o plano ideal para sua empresa
ou tire suas duvidas.