Uma das principais preocupações de donos de startups é de como conseguir investidores para levar sua ideia de negócio adiante. Seja para construir seu protótipo, investir em marketing ou para escalar sua empresa, às vezes é preciso buscar capital que não seja próprio. Investidor-anjo, capital semente, crowdfunding, aceleradoras e incubadoras são algumas formas de conseguir esse investimento.

Cada uma dessas fontes exige que o empreendedor se prepare para vender sua ideia de negócio e conseguir o capital esperado. Aceleradoras, por exemplo, divulgam as regras para que sua startup possa participar da seleção.

Se a empresa é selecionada, ela pode contar com um capital para aperfeiçoar seu plano de negócio. Independentemente da fonte, é preciso se preparar para conseguir o capital. Veja agora 4 dicas indispensáveis para vender sua ideia de negócio e conseguir investidores!

Conte a sua ideia para muita gente

Sim, é isso mesmo que você leu. Nada de esconder sua ideia de negócio e contar somente para amigos, familiares e pessoas que você confia. A verdade é que a maioria das pessoas próximas não vai falar a verdade para você. Algumas até vão sugerir melhorias, mas, de uma maneira geral, você não precisará falar muito para convencê-las.

Para conseguir investidores é preciso ter um bom plano de negócios, então compartilhe seu plano para profissionais experientes no mercado e peça uma avaliação imparcial – pode ser um ex-chefe ou professor da faculdade, por exemplo. A partir daí, aprenda, faça ajustes e avalie até que a ideia dê sinais de que é viável.

Convença pessoas a trabalharem na sua startup

Outra maneira de você descobrir se a sua ideia de negócio é boa e tem chances de conseguir investidores é chamar outros colaboradores para trabalhar no seu projeto. Entreviste pessoas e conte sobre a sua empresa, ressaltando as vantagens e as suas pretensões de crescimento.

Como você ainda está em busca de investidores, pergunte se o profissional concorda em trabalhar recebendo um pequeno percentual do projeto ou da empresa. Se ele aceitar, parabéns! Você acabou de ganhar um colaborador que acredita na sua ideia e que pode te ajudar a ganhar a confiança de outras pessoas.

Construa uma equipe forte para sua empresa

As pessoas são a riqueza de uma startup. Não adianta ter um produto ou serviço excelente, se os profissionais que fazem parte do negócio não se dão bem ou não entregam o que vendem.

Aliás, você sabia que como conseguir investidores também é uma forma de mostrar que sua empresa e sua equipe tem capacidade de executar o que prometem? Por isso, escolha bem seus sócios, funcionários e forme uma equipe que te ajudará a construir sua empresa.

Saiba as melhores formas de conseguir investidores

Um dos erros mais comuns de empreendedores é de achar que todo tipo de investidor é válido para a sua startup. Errado! Apesar de a gente ter comentado que conversar com várias pessoas sobre a ideia de negócio é importante, para conseguir investidores é preciso pesquisar muito.

Cada investidor tem um perfil de empresas que investe e sua experiência indica o caminho. A verdade é que investidores devem contribuir para o seu negócio e não apenas com dinheiro. Eles precisam realmente acreditar na sua startup, no que você quer realizar e ser fonte de conhecimento para eventuais problemas ou obstáculos.

Registrar a marca do empreendimento é outro passo importante, pois dá credibilidade ao negócio e garantias jurídicas. O investidor potencial pode determinar, por exemplo, o nível de comprometimento do empreendedor com a startup, verificando se a marca já foi registrada.

Tem dúvidas se a marca da sua startup pode ser registrada? Verifique agora a disponibilidade para registro da sua marca.

Agora que você já sabe como conseguir investidores para seu negócio, que tal ajudar os amigos empreendedores a fazer o mesmo? Compartilhe esse post nas redes sociais e mostre que você entende tudo de marketing!

 

 

Deixe um comentário

comentários

About the Author

Receba nossa newsletter



x

Escolha o plano ideal para sua empresa
ou tire suas dúvidas.