o que são ativos intangíveisEmpresas de qualquer área de atuação podem contar, em seu patrimônio, com um ativo intangível. Essa espécie de ativo patrimonial tem ganhado cada vez mais participação no contexto das empresas nos dias de hoje. Este fato se deve, principalmente, ao aumento do terceiro setor (prestação de serviços) no mercado brasileiro. Mas, afinal, o que são ativos intangíveis? Confira nosso artigo de hoje.

Ativo intangível

Ativos intangíveis são aqueles bens que não são materiais, ou seja, que não “existem” fisicamente de forma que possam ser tocados e guardados pela empresa. Nem por isso, deixam de ter valor, ou deixam de fazer parte do patrimônio da organização.

Esses ativos também compõem o patrimônio de um empreendimento, já que têm o potencial de gerar expectativa de lucro, renda, prejuízo, etc. Eles podem ser vendidos, licenciados, comprados, etc. Confira uma lista dos principais ativos intangíveis existentes:

Softwares

Esse é um ativo intangível, especialmente comum em empresas de tecnologia da informação TI, que produzem programas de computador e vendem seus direitos de uso, licenciamento, propriedade, etc.

Concessões públicas

Contratos de concessão firmados entre uma entidade pública e uma empresa do setor privado também são ativos intangíveis. Eles possuem um valor intrínseco que, no caso de venda da empresa, fusão, ou aquisição, deve ser considerado. Afinal, contar com entes públicos pode representar expectativa de demanda de serviços e lucros para uma empresa.

Marcas

Marcas são talvez a principal espécie de ativo intangível, já que estão presentes na maioria das empresas atualmente. A marca possui a função de distinguir a origem de um produto de sua concorrência. Ela indica sua origem e carrega a tradição e confiabilidade acumulada ao longo de anos de atuação no mercado.

Não é à toa que marcas de grandes empresas tem valor inestimável, já que possuem notoriedade entre seus consumidores e agregam valor a um determinado produto. Isso, no entanto, não quer dizer que marcas de Startups ou de pequenas empresa tenham pouco valor, pelo contrário, muitas vezes a marca é o que há de mais valioso na empresa.

Patentes

Empresas, que trabalham com invenções e processos de produção, podem procurar proteger esses produtos e técnicas inovadoras por meio de patentes. As cartas patentes são ativos intangíveis, um direito que garante a seu detentor exclusividade de uso e exploração de um produto por determinado período de tempo. Se houver demanda e espaço no mercado para esse produto ou processo, há grande valor acumulado nesse ativo.

Informações e conhecimentos estratégicos

Muitas empresas e empreendedores acumulam, ao longo dos anos, informações e conhecimentos estratégicos, como listas de endereços e e-mails de clientes, cadastros de fornecedores, modelos inovadores de organização produtiva, entre outras coisas.

Por mais que esses ativos não sejam necessariamente protegidos por meio de uma categoria de propriedade intelectual (como as marcas e as patentes, por exemplo), eles têm importante valor para uma empresa. Por isso, eles podem ser considerados parte de seu ativo intangível.

A relação entre empresas de TI e ativos intangíveis

Tendo em vista essas informações sobre o conceito de ativos intangíveis e como eles funcionam no patrimônio de uma empresa, fica fácil constatar o porquê muitos empreendimentos de TI serem baseados nesse tipo de bem imaterial.

O patrimônio intangível destas empresas é maior do que o das organizações, que atuam na indústria e no comércio, por exemplo. Isso ocorre, porque empresas de TI normalmente não possuem estoques, nem mesmo muitos ativos imobilizados, como maquinário e outros meios de produção.

O que achou dessas dicas e informações sobre este assunto? Quer saber mais? Aproveite para fazer o Curso Empreendedor e descubra como proteger um dos ativos intangíveis mais importantes de uma empresa: a marca!

Deixe um comentário

comentários

About the Author

Receba nossa newsletter



x

Escolha o plano ideal para sua empresa
ou tire suas dúvidas.