Com a alta competitividade do mercado hoje, é fundamental desenvolver diferenciais para que sua empresa conquiste o devido destaque. Principalmente para empreendedores de startups, tornar-se uma referência na sua área de atuação pode dar uma alavancada significativa nos negócios.

Um dos pontos mais importantes para garantir a conquista de espaço no mercado é possuir uma marca forte, que valorize seu negócio. Por isso, mostraremos aqui 3 benefícios do registro de marcas para startups. Confira!

1. Garantia de crescimento seguro da marca

Com o crescimento da empresa, sua marca se torna uma referência para os clientes que buscam seu tipo de serviço ou produto. Porém, sem o devido registro de sua marca, a continuidade desse crescimento pode ser comprometida.

Acontece que empresas em ascensão costumam ser os principais alvos de cópias, pirataria ou mesmo mal uso. Isso pode trazer diversos transtornos para sua startup, incluindo prejuízos financeiros e má reputação. Logo, o mais seguro a se fazer é registrar sua marca no INPI, o Instituto Nacional da Propriedade Intelectual.

Ao fazer isso, você garante a exclusividade de uso da sua marca, passando a possuir um controle mais eficaz desse uso e resguardando sua startup. É uma garantia de que terceiros não possam utilizar sua identidade sem sua autorização prévia, assim como não possam impedir você de utilizá-la.

Uma marca registrada oferece segurança para que seu crescimento não seja impedido por ações ilegais de outras empresas ou mesmo pessoas mal-intencionadas. Dessa forma, você impede que seus clientes consumam produtos e serviços de outra empresa achando que são da sua. Legalmente falando, é sua melhor opção!

2. Investimento na marca

Para toda startup, é essencial possuir um plano de negócios bem definido. É por meio dele que você desenvolverá um prospecto daquilo que espera para o futuro, assim como poderá tomar ações em prol do crescimento da empresa. O registro da marca faz parte desse processo de crescimento. Por isso, é importante considerar esse investimento em seu plano de negócios.

O registro representa não só uma segurança maior para sua startup como também transforma sua marca em algo valorizado, possibilitando que você utilize-a para crescer ainda mais. Além disso, para quem está buscando investimento para alavancar sua startup, mostrar aos investidores que a empresa tem o registro da marca demonstra solidez, garantia jurídica e comprometimento com o negócio, facilitando e viabilizando os aportes financeiros.

A exploração comercial é possível por diversas formas. A mais simples é a venda da marca. Se seu negócio for, eventualmente, vendido, a sua marca será um diferencial no valor arrecadado. Isso acontece pois seu tempo de atuação no mercado constituiu a ela um valor referente à experiência que os clientes tiveram com seu serviço.

Uma possível venda implica na transferência desse valor para o novo proprietário, o que deve dar a você um bom retorno financeiro. Outra possibilidade é o licenciamento dessa marca.

Essa é uma estratégia muito interessante e que pode trazer um crescimento exponencial para sua startup. Ao realizar o licenciamento da marca, você permite sua exploração em um diferente espaço geográfico.

É possível, por exemplo, licenciar produtos ou serviços em outro estado, fazendo com que sua marca seja ainda mais valorizada, tornando-se uma referência nacional ou até internacional!

3. Registro mais seguro

A melhor maneira de realizar o registro é procurando pelo auxílio de especialistas. Uma empresa especializada fará todas as consultas necessárias para saber se a marca já não está sendo utilizada e ainda poderá sugerir modificações que a valorizem ainda mais.

Além disso, contando com um serviço especializado no assunto você fica livre dos processos burocráticos necessários para realizar o registro, ganhando tempo para focar na administração de sua startup. Essa é a forma mais segura de investir no seu futuro como empreendedor.

E aí, entendeu as vantagens do registro de marcas? Pensando em registrar a sua? Então veja quais são os documentos necessários para esse investimento!

Deixe um comentário

comentários

Receba nossa newsletter



x

Escolha o plano ideal para sua empresa
ou tire suas duvidas.